Sei passar necessidade e sei ter abundância - Filipenses 4: 12

18/05/2012 15:17

"Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade."

 

Introdução

A posição do servo desta Obra é uma posição de equilíbrio. O verbo saber usado no texto, indica um aprendizado que se deu pela operação do Espírito Santo.

 

Desenvolvimento

·         Sei passar necessidade... – Para o homem natural, o passar necessidade é uma situação desesperadora. Para o servo que sabe passar necessidade, ela não se torna motivo de fraqueza, desânimo ou revolta, mas um impulso que o leva a aproximar-se mais e mais do Senhor. Saber passar necessidade é aprender a buscar ao Senhor e depender dele, e este aprendizado não é natural, mas surge através do ensino do Espírito Santo

 

·         Sei ter abundância... – A abundância fala de uma situação em que aparentemente não falta nada e tudo vai bem. Nesta situação, geralmente o homem esquece de Deus, se acomoda e não o busca mais, pois tudo lhe é favorável. No entanto, o Espírito Santo tem uma preciosa lição para nos ensinar nesta situação também, pois o servo que conhece ao Senhor, aproveita o tempo da bonança para se fortalecer no espírito, aproveitando o tempo favorável para servir com mais intensidade, pois Jesus falou: “Trabalhai enquanto é dia...”

 

Conclusão

Se na necessidade perseveramos, na abundância crescemos no conhecimento do Senhor, mantendo em todo tempo o equilíbrio e o desenvolvimento da vida espiritual. O equilíbrio nos garante permanecermos na presença do Senhor (ver Pv 30:8-9)