O mundo todo não poderia conter os livros

05/12/2012 22:41

 

 

No último versículo do evangelho de João ele testifica que Jesus operou muitas outras coisas e tantas são que nem mesmo o mundo inteiro poderia conter os livros que seriam escritos para registrá-las. Como isso é possível? Vamos ver a resposta a essa pergunta neste estudo.

 

Você está no Examinando a Bíblia

 


Texto base: João 21:25

 

“Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.”

 

De fato é um tanto estranho pensarmos nessa possibilidade. O mundo inteiro não poderia conter? O mundo é muito grande! Imagine quantos livros poderiam ser escritos! 3 anos de ministério não poderiam ser registrados?

 

Quando nos perguntamos dessa forma estamos raciocinando o que é muito natural de se fazer. Certamente que durante seu ministério de aproximadamente 3 anos se algum discípulo escrevesse um diário com absolutamente todas as obras e atos de Jesus, seriam muitos livros, mas não ocupariam o mundo todo. Muito longe disso.

 

Em primeiro lugar é preciso entender que em todo o evangelho João apresenta a figura de Jesus como Deus.

 

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”

João 1:1-3

 

Vemos aqui algo notável: João mostra Jesus como Deus, aquele que existe desde a fundação do mundo e pelo qual todas as coisas foram feitas. Ora, se Jesus estava com Deus na criação e sem ele nada do que foi feito se fez, começamos a entender que as obras das quais João testifica vão muito além do período do ministério de Jesus como homem.

 

A grande maravilha é notarmos que quando João se refere às obras de Jesus, ele não está se referindo apenas às suas obras e maravilhas realizadas aqui na Terra enquanto homem, não. Uma vez presente e operando na criação, já torna o versículo verdadeiro e passível de entendimento. Certamente, nem mesmo o mundo inteiro poderia conter os livros que se escreveriam para registrar a obra criadora. Como se não bastasse isso, durante toda a vida do homem desde sua criação, o Senhor tem agido e operado a seu favor com muitos sinais e operações de maravilhas, sejam eles pequenos ou grandes.

 

Portanto não, não seria possível registrar todas as operações do Senhor em livros por que elas tem sido realizadas desde a criação do mundo e vão muito além da nossa compreensão.


Aplicando o texto somente no que diz respeito a nós, quantos livros seriam necessários para registrar todas as operações do Senhor durante toda nossa vida? Muitos não é verdade!? Há coisas que o Senhor operou e opera em nosso favor que nem mesmo tomamos conhecimento. Certamente que pela vida de cada um de nós, muitos livros deveriam ser escritos para registrar tudo o que ele fez. Desde o dia em fomos formados no ventre materno até o dia de hoje. Livramentos, vitórias, curas, milagres e a bênção maior de salvação. Digno é o Senhor do nosso louvor e gratidão. Aleluia!

 

Faça o download do estudo: O mundo todo não poderia conter os livros.pdf