Em verdade, em verdade vos digo

06/11/2012 13:38

 

 

Essa é uma expressão muito usada por Jesus em seu ministério quando falava aos seus discípulos. Como nada na palavra está por acaso, vejamos o significado dessa expressão.

 

Jesus no seu ministério teve a missão e a responsabilidade de trazer ao mundo, pela revelação do amor de Deus aos homens, uma oportunidade de salvação que se daria agora pela graça, não mais pelas obras da lei. Pra isso era preciso que ele morresse em nosso lugar pelos nossos pecados e dar a entender aos judeus que a revelação de Jesus, ou seja, o modelo de vida que ele apresentava era algo que precisava ser vivido pela igreja que iria iniciar no pentecostes.

 

Ao usar a expressão “em verdade” duas vezes o que Jesus estava mostrando era que tudo o que ele estava ensinando estava de acordo com toda a lei do velho testamento, ou seja, não era uma doutrina nova, mas estava também revelado, ou seja, era a essência da palavra em seu sentido profético cumprido e não mais por sombras como eles conheciam no antigo testamento (Hb 8:5, Hb 10:1, I Co 10:6, Hb 9:24).

 

Jesus em momento algum ignorou a lei, nem mesmo a descumpriu. Pelo contrário, ele a cumpriu por completo. Isso se fez necessário, pois se não a cumprisse por completo, a palavra de Deus não estaria nele e não seria a verdade revelada, mas uma mentira. Mas Jesus também trazia a nós algo novo. A salvação se daria agora pela graça de Deus que estava sendo revelada nele próprio, em toda sua vida, culminando em seu sacrificio por nós. Dado esse entendimento da importância da lei a da graça, vamos ao entendimento da expressão por si só.

 

Podemos entender a expressão "Em verdade. em verdade te digo" como:

1- “Em verdade,...” :  De acordo com toda a lei do velho testamento, toda a escritura da palavra;

2- “... em verdade...”: Na revelação, trazendo à luz aquilo que antes estava oculto por profecia e sombras das coisas futuras;

3- "vos digo": vos dou entendimento, vos esclareço, vos revelo.

 

O mais maravilhoso é vermos aqui a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O primeiro “na verdade”, refere-se a lei, portanto ao Pai (que foi quem se manifestou ao povo em todo velho testamento); O segundo “na verdade” o Filho, o qual é a revelação de Deus ao homem, ele é a luz, que se manifestou em seu ministério; “Te digo” refere-se ao Espírito Santo, o qual é hoje o que fala a igreja toda a verdade sobre a salvação em Jesus e nos revela os mistérios de Deus e nos faz conhecer seus segredos. Glórias a Deus!