Como te porei entre os filhos?

12/07/2012 09:30

 

 

Jeremias 3: 19
 
Introdução
 
Na eternidade Deus sabia de tudo que iria ocorrer com o homem. Por causa do pecado ele iria perder a condição de filho e também o direito à herança e à vida eterna. O Senhor se viu diante de uma situação muito séria, pois perdeu os filhos a quem iria transmitir sua herança, e neste momento fez a si mesmo duas perguntas, as quis o homem não saberia responder, por isso o Senhor na sua misericórdia já deu a resposta e apontou a saída para a difícil situação do homem.
 
 
Desenvolvimento
 
1. Como te porei entre os filhos? - Nem todos os homens são filhos de Deus, mas o desejo do Senhor é que todos venham a se tornar seus filhos.
O que é ser filho de Deus?
    a. É ser guiado pelo Espírito Santo;
    b. É ter a mesma identidade do Pai (a mesma natureza);
    c. É depender e confiar no Pai;
    d. É honrá-lo e obedecê-lo;
    e. É amá-lo acima de todas as coisas.
 
2. Como te darei a terra desejável, a excelente herança das nações? – A terra desejável é a Jerusalém Celestial. A herança é a vida eterna através de Jesus. Tudo isso Deus deseja dar ao homem desde o princípio, mas para obtê-lo o homem precisa alcançar a condição de filho de Deus.
 
 
Conclusão
 
Para que estas perguntas pudessem ser respondidas, algo tremendo teve que acontecer: Deus teve que enviar seu único Filho a este mundo, para morrer por toda a humanidade.
    1. Pai me chamarás – para isso o homem precisa verdadeiramente se tornar filho, adquirindo pela fé, tudo aquilo que pertence à natureza de Deus, o qual enviou Aquele que era o seu único Filho para nos transformar em novas criaturas, e nos tornar aceitos novamente. Purificados pelo sangue de Jesus, podemos, através dele chegar à presença de Deus e chamá-la Pai.
    2. E de mim não te desviarás – quando o homem se torna filho, passa a conhecer, a amar e a obedecer ao Pai. Pelo Espírito santo recebe a orientação para prosseguir no projeto e na vontade do Pai. Aquele que se torna filho de Deus através de Jesus, também se torna herdeiro de todos os bens que o esperam na eternidade.